Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

 

alt

Passeie corretamente com o seu cãozinho

Além de ser muito divertido, passear com seu melhor

amigo é a melhor forma de cuidar da saúde dele.

 

Muitas pessoas sabem da importância do passeio para os cães, mas poucas realmente o fazem corretamente.

O passeio não é somente para que o peludo faça suas necessidades na rua por exemplo, mas é principalmente para que ele gaste energia e interaja com outros animais, pessoas, objetos e situações diversas.

Se possível, os cães devem passear pelo menos de 30 a 40 minutos todos os dias, pois é nesse momento que gastará toda a energia e tensão acumulada por ter ficado preso dentro de casa ou quintal. Esse tempo é claro, varia de cão para cão, pois alguns peludos tem menos resistência, enquanto outros tem energia para andar por uma hora ou até mais por exemplo. Independente se você tem uma casa enorme ou se seu peludo tenha acesso a casa inteira, ele precisa sair para passear e socializar.

Não se esqueça que, cães que passeiam com frequência tendem a ser mais sociáveis, latem menos, são mais tranquilos, confiantes, menos ansiosos e medrosos, além de terem uma vida mais saudável, fazendo com que eles trabalhem não somente a parte física como também a parte mental.

As caminhadas na rua com o cachorro, além de ser uma grande brincadeira para ele, é fundamental para o animal aprender sobre disciplina e socialização com outros animais e pessoas.

Diversão, disciplina e exercício são alguns dos pontos altos de um passeio com seu melhor amigo.

Quem nunca viu um cachorro que leva seu dono para passear? É muito comum ver pessoas sendo arrastadas por seus animais de estimação. A situação não é nada agradável e pode tornar o cão desobediente e até mesmo agressivo. E, pensando dessa forma, devem ser estabelecidas algumas regras.

 

 

Seja o líder!

É muito comum que um cão dominante queira “ditar as regras” do passeio para seu condutor. Cheira aqui, demarca ali, assim o animal sente que sua posição de líder está sendo confirmada e, muitas vezes, quando contrariado, age de forma agressiva. E não só nas ruas. Um cão que faz o que bem entende durante o passeio, acha que manda também dentro de casa. Por isso, é importante exercer a liderança inclusive no passeio, com o cão andando ao seu lado, para ter um animal de estimação controlado em diversas situações.

 

Controle a ansiedade do seu cão!

Normalmente, ao ver o dono pegando a guia e ouvir a palavrinha mágica “passear”, o cãozinho fica doido para ir para rua. E aí já saem puxando dentro de casa mesmo. Uma dica para baixar essa ansiedade é tornar o momento da saída o menos excitante possível. Para isso pegue a guia que você costuma passear com seu bichinho em vários momentos do dia, mesmo que não vá sair passear com ele. Coloque-a no cachorro e deixe-o com a coleira do passeio durante algum tempo, dentro de casa mesmo, repetindo isso algumas vezes, sem sair para rua. Esse processo, que chamamos de dessensibilização, e faz com que o cão não associe mais a guia ao momento de passeio, pois, afinal, não é sempre que ele põe a coleira que ele sai para passear. Um cão eufórico demais fica menos sensível aos trancos na guia para controlá-lo e assim será preciso ser cada vez mais rígido para manter o controle.

 

Treinando um bom passeio!

Já durante o passeio, o dono não deve permitir que o cão puxe a guia. Ao ser puxado e permitir que o cachorro continue andando na direção que ele deseja, ensinamos ao animal que sua técnica funciona e assim ele a repetirá sempre. Um recurso que ajuda o cão a se conter é frustrar sua intenção. Ao tomar um puxão, pare e obrigue-o a esperar e só volte a caminhar quando o animal estiver mais tranquilo. Outra técnica muito boa é fazer percursos em ziguezague, treinando o cachorro a mudar de direção junto com você. A percepção do cão da importância de prestar atenção nos movimentos do condutor, para acompanhá-lo, aumenta à medida que ele percebe que ao puxar a guia, leva um tranco. Para favorecer a concentração nos treinos, escolha um lugar não tão estimulante, como uma garagem do prédio ou num quintal, por exemplo. Quando o cão conseguir acompanhar você sem precisar de trancos, premie-o com um petisco. Com poucos treinos já é possível perceber os resultados. Só aí o leve para a rua ou para outro local com mais estímulos.

 

Cães briguentos!

E pra quem tem um cão encrenqueiro o passeio pode ser ainda mais tumultuado. Nesses casos, geralmente, os cães nem percebem o tranco na guia quando estão latindo excitados para um “adversário”. Por isso, devemos interromper desde o início as manifestações de agressividade com uma bronca que não o machuque. Um recurso é espirrar um jato de substância amarga não tóxica na boca do animal (use somente produtos específicos vendidos em pet shops) ou causar um leve desconforto fazendo barulho ao chacoalhar uma lata cheia de moedas. Nos casos mais difíceis, procure a ajuda de um profissional especializado, pois manifestações de agressividade podem exigir maior controle para evitar acidentes. Com seu cão mais educado é hora de curtir passeios bem mais agradáveis e divertidos para vocês dois!

 

 

Outros Cuidados Importantes:

O grande volume de fezes caninas presentes em calçadas, praças e logradouros da cidade vem gerando constrangimentos entre donos descuidados e moradores das imediações. Não é difícil voltar para casa com uma desagradável "lembrança" na sola do sapato.

Nunca se esqueça de ter um saquinho plástico sempre à mão, para recolher o cocô que seu cão pode vir a fazer na rua. Calçada não é banheiro de cachorro, e as demais pessoas do seu bairro têm o direito de caminhar numa calçada livre de cocôs!

Se o tempo estiver muito seco, ou muito quente, é provável que seu cão tenha sede durante o passeio, portanto levar um pouco de água para ele não será má idéia, como também uma cumbuquinha para que ele tenha onde beber água.

 

Então, lembre-se: aproveite os momentos de diversão do seu dia e leve seu melhor amigo para dar um passeio!

 

 

 

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara