Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

alt

Limpe sua Geladeira Corretamente

Aprenda a usar e a fazer a higienização correta deste eletrodoméstico. Só assim você conserva a qualidade dos alimentos e afasta os riscos de uma intoxicação alimentar

A falta de conhecimento de como fazer uma higienização correta em toda a geladeira e também de como conservar (e armazenar) adequadamente os alimentos em seu interior faz com que fungos e bactérias se proliferem. E isso pode causar sérios problemas de saúde, como diarréias, vômitos e até mesmo uma grave intoxicação alimentar.

Para que este problema passe bem longe de sua casa, aprenda, com as dicas a seguir, como eliminar os microrganismos que podem fazer a "festa" nos lugares mais inesperados.


A Limpeza da Geladeira

Ela deve ser feita a cada 15 dias ou no máximo uma vez por mês, de preferência quando a geladeira não estiver muito cheia. Os alimentos devem ser retirados e colocados em uma caixa de isopor e a limpeza deve ser rápida. Não use detergentes ou água sanitária, pois o cheiro pode passar aos alimentos. O ideal é usar bicarbonato de sódio dissolvido em água morna, que limpa e ajuda a eliminar o mau cheiro.


Para limpar por dentro faça a seguinte solução:

Para cada litro de água 2 colheres (sopa) de vinagre branco (é mais suave) ou bicarbonato de sódio. Molhe uma esponja nessa mistura e passe no interior da geladeira. Ou vá aspergindo e limpando. Seque com um pano. A limpeza externa deve ser feita com uma esponja embebida em água e sabão neutro.

Os modelos de degelo automático não precisam ser desligados para a limpeza. Não forre as prateleiras com toalhas ou plásticos, que impedem a circulação do ar. Para tirar o cheiro forte, coloque um pires com pó de café.

ATENÇÃO: Produtos abrasivos e esponjas de aço arranham as paredes e facilitam o alojamento de fungos ou bactérias nas fissuras.


Evite o mofo da borracha de vedação da seguinte forma: para cada copo de água, coloque 2 colheres (sopa) de água sanitária e aplique com uma escova de dentes e seque depois. Para manter a qualidade da borracha passe um pano com vaselina líquida após a limpeza e faça o degelo sempre que a camada de gelo atingir a espessura de 1 centímetro.


Congelador limpo

É imprescindível descongelá-lo pelo menos uma vez por ano. Quando liberto do gelo, limpe-o muito bem, sem esquecer os recantos, com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato e seque-o com um outro pano.


E para manter a geladeira longe de qualquer cheiro ruim, não guarde nada destampado e nada de carvão, casca de ovo seca, essas baboseiras não funcionam, já dei a cara à tapa. O que realmente funciona é colocar num potinho 2 colheres (sopa) de pó de café com 5 a 6 cravos da índia, e deixe na porta da geladeira. Troque a mistura a cada 15 ou 20 dias.


Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara