Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

alt

 Como ter um jardim morando em apartamento

Mesmo morando na cidade e em apartamento, é possível deixar o ambiente mais alegre, com um toque natural, fresco e aconchegante. Nada como ter plantas dentro de casa para deixar o ambiente mais agradável e aconchegante. Além de deixar a casa mais bonita, cultivar plantas pode ser um bom hobby e até uma terapia. Mas como seres vivos, elas merecem cuidados especiais para não se transformar em atrativos de fungos e outras doenças, como a dengue. Quando cultivadas em apartamentos, a atenção deve ser redobrada.

Para quem mora em apartamento, há várias alternativas, como colocar vasos ou prateleiras com vasinhos nas sacadas ou próximos às janelas e até colocar jardineiras do lado de fora da janela, desde que haja grade, tela ou alguma outra proteção. Meia-grade, apenas até a altura dos vasos, também é uma ótima opção. Uma solução caseira, bastante barata e funcional, é improvisar uma meia-grade fixando uma barra de metal do lado de fora da janela. A barra pode ser até mesmo um trilho de cortina.

alt

A iluminação natural é outro quesito importante a ser destacado. Há espécies que necessitam de mais claridade e, caso sejam colocadas em lugares escuros, com certeza não atingirão sua vitalidade.

Para evitar contratempos, o ideal é analisar as características do apartamento antes de fazer a escolha das espécies a serem cultivadas. Algumas são mais adaptáveis a ambientes úmidos, outras necessitam de exposição ao sol e há também aquelas que precisam de mais espaço para sobreviver.

Já para quem tem uma varanda e gosta de colocá-las ao ar livre, é interessante lembrar que o vento é o inimigo número um das plantas, encurtando o tempo de vida das flores e ressecando as folhas, deixando-as com um aspecto murcho e amarelado. A luz é um fator importante. Elas precisam de iluminação, sim. Mas não resistem ao sol forte.

Para ter plantas bonitas e saudáveis, a principal receita é aproximar o ambiente ao máximo de seu habitat natural. Seguem algumas dicas:

Como os espaços em apartamentos podem ser mais reduzidos, o mais indicado é cultivar as plantas em vasos. Dê preferência aos de barro ou cerâmica, pois eles imitam o solo e possibilitam que as raízes respirem com mais facilidade. Com relação ao tamanho, ele deve ser diretamente proporcional ao espaço que a raiz necessita para se desenvolver.

O solo deve ser rico em matéria orgânica e areia. A maioria das plantas requer uma proporção igual de areia, terra comum e material orgânico. Para evitar erros, o ideal é pesquisar as especificidades da planta escolhida.

Cada espécie necessita de uma quantidade particular de água para sobreviver, mas no geral o excesso pode prejudicar o bom desenvolvimento da planta, já que propicia o aparecimento de fungos e pragas. Uma dica é sentir a umidade da terra antes de regar e prefira realizar o processo pela manhã, pois a umidade estendida durante a noite também é prejudicial.

Durante o inverno, as regas devem ser mais espaçadas, pois as plantas entram em período de repouso. Use um regador que passe entre as folhagens sem machucá-las e libere um pequeno volume de água por vez.

Assim como as regas, cada espécie necessita de uma qualidade de luminosidade para sobreviver saudavelmente. Sem ela as plantas não realizam fotossíntese. Por isso, o ambiente escolhido para o cultivo deve receber iluminação por pelo menos seis horas diárias, lembrando que à noite elas não devem ser expostas à luz artificial.

A temperatura ambiente é outro componente importante, pois pode variar bastante, mesmo dentro de um apartamento. As plantas mais cultivadas em apartamentos se desenvolvem melhor em temperaturas mais altas, entre 20ºC e 25ºC. Também é importante não deixá-las em ambientes com ar-condicionado.

alt

Tipos de plantas

Plantas menores e que não necessitam de muita iluminação para sobreviver são as mais indicadas. Violetas, gérberas, bromélias, azaléias são algumas das espécies que podem ser criadas em ambiente interno.

Nos apartamentos mais ventilados, com varanda e muita luz é possível cultivar samambaia, amor-perfeito, jasmim, gerânio e alguns tipos de palmeira.

Plantas ornamentais como bonsai e árvores frutíferas em vasos, como no caso da romã, também são alternativas muito interessantes para o apartamento.


Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara