Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

 

Tábuas de Carne - Conheça os tipos, cuidados necessários e saiba como mantê-las limpas

 

images/tabua-de-carne.jpg

Para evitar a contaminação pela tábua de corte, escolha bem seu modelo e o higienize sempre

A tábua de corte ou tábua de carne, como é popularmente chamada (apesar de servir para apartar diversos outros alimentos), é um item indispensável em qualquer cozinha.
Mas nos modelos mais comuns, feitos com madeira ou plástico (geralmente o polietileno), há perigos potenciais que se escondem (quem diria?) nas rachaduras que se abrem nas superfícies devido ao uso sucessivo das tábuas.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu estabelecimentos comerciais de utilizarem equipamentos de madeira (tábuas de corte e colheres de pau) sob a alegação de que seriam mais propensos à proliferação de diferentes tipos de bactérias. Essas bactérias se acumulariam nas ranhuras da madeira no momento do corte mesmo após a lavagem da tábua e, na hora do novo uso, poderiam infectar outros alimentos.

No entanto, a medida é controversa. Isso porque o material substituto da madeira, que é o plástico, também apresenta deficiências que dão margem à contaminação. O uso sucessivo das tábuas de polipropileno também provoca rachaduras que acumulam micro-organismos. Um estudo realizado em restaurantes de uma instituição de ensino superior de São Carlos-SP, em 2010, detectou que a grande maioria das tábuas analisadas (todas plásticas) tiveram resultados de higiene insatisfatórios. Os autores recomendaram a troca periódica da tábua, além da higienização.

Uma pesquisa publicada no British Journal of Food, em 2007, comparou o desempenho de três tipos de tábuas de corte (duas de madeira e uma de plástico) em se tratando de resistência a micro-organismos. Em geral, as tábuas de madeira tiveram o mesmo resultado da de plástico.

Questões ambientais

O único modelo que não apresenta ranhuras passíveis de acumulação por bactérias é o de vidro. Porém, o vidro temperado não é reciclável. Qualquer dano com à tábua inutilizaria o material e não haveria como recuperá-lo.

O plástico, além da possível contaminação por bactérias, teria problemas oriundos do próprio tipo de material. Com o uso, pequenos pedaços de plástico vão se soltando da superfície da tábua e contaminando os alimentos que estão sendo cortados. Plásticos duros podem conter bisfenol-A e outros poluentes orgânicos persistentes (POPs), potenciais causadores de problemas de saúde, hormonais e reprodutivos, obesidade e até câncer.

A madeira levaria vantagem nesse quesito por ser biodegradável.

O que fazer?

A tecnologia está avançando e soluções líquidas aplicáveis às tábuas também, mas ainda estão em teste e não chegaram ao mercado brasileiro. Não existe modelo perfeito
- todos têm seus prós e contras. O que se deve fazer, independentemente da escolha pela tábua, é higienizá-la devidamente para amenizar os problemas. Abaixo, indicamos uma receita sustentável para eliminar micro-organismos de sua tábua de forma a degradar menos o meio ambiente.

Tônico para higienização de tábuas de corte:

Misture ¼ de xícara de água oxigenada 3% com ¼ de xícara de vinagre branco. Se quiser, adicione 4 gotas de óleo essencial de orégano e 4 gotas de extrato de grapefruit (conhecido por aqui como toranja), que podem ser encontrados em mercados naturais. Despeje 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio sobre a superfície da tábua e, com uma esponja, esfregue a solução. Enxague com água e deixe a tábua em lugar bem seco.

Caso não tenha esses materiais em casa, basta lavar a tábua com água bem quente e sabão, esfregando bem e certificando-se de que ela se seque totalmente após o procedimento.

E para finalizar...

Uma medida altamente recomendável, independentemente do tipo de tábua que você escolher, é não misturar alimentos enquanto estiver preparando a refeição. Cortar carne crua e, em seguida, uma verdura na mesma tábua pode causar problemas. Os alimentos crus podem contaminar outros tipos de comida com grande facilidade. O ideal é ter uma tábua para carnes e outra para verduras, por exemplo.

equipe eCycle - http://www.ecycle.com.br/

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara