Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

 

Como Preparar a Soja em Grãos

 

Como Preparar a Soja em Grãos

 

A soja tem origem coreana. Além de excelente fonte proteica, a soja atua na prevenção de várias doenças. Os outros benefícios, além dos correlacionados com a sua ação contra o câncer, derivam principalmente da sua ação antioxidante, protegendo o organismo contra danos celulares, que estão ligados a várias formas de câncer. Deste modo, outros tipos de cânceres como o de cólon e o de pulmão, também apresentam taxas menores em populações que se alimentam de soja e seus derivados.

Ao Comprar:

Você encontra variadas espécies de soja, selecionadas, em geral, pela cor dos grãos. Os mais apreciados são os que têm as tonalidades que vão da pérola ao amarelo e marrom claro. Quanto mais novo for, mais rápido cozinha. Para saber da sua “idade”, morda o grão. Se ele se quebrar facilmente, é sinal de que é novo.
Ao comprar a granel, verifique se os grãos estão inteiros, sem mofo, umidade ou caruncho. Se a soja estiver empacotada, prefira as embalagens transparentes, que facilitam a visão do que você está comprando.
Guarde-a em lugar fresco, sem umidade e em recipientes fechados para que se conserve em bom estado por mais tempo.

Como Preparar:

A soja é um tipo de grão que pode ser encontrada em vários países. É nutricionalmente rico, pois tem proteínas e fibras e baixo teor de gordura. Quando cozido do jeito certo, pode ser usado de várias maneiras, para substituir vários tipos de grãos, lentilhas e até feijão. Experimente com temperos para criar sua receita preferida.

Como Preparar a Soja em Grãos

Passo a Passo:

A soja em grãos deve ser selecionada (tirando-se os grãos imperfeitos) lavada e escorrida.

A soja nunca deve ficar de molho em água fria, porque isso ocasiona a formação de compostos que dão, aos grãos que ficaram de molho, o sabor de ranço ou de “feijão cru”. Antes de começar a preparar os grãos, é preciso fazer o choque térmico. Para isso, adote o seguinte procedimento:

• Coloque a água para ferver
• Após o início da fervura, adicione os grãos de soja na água fervente e, deixe cozinhar por cinco minutos, após a nova fervura.
• Em seguida, transfira os grãos para um escorredor de macarrão e lave-os em água fria corrente.

Como Preparar a Soja em Grãos

• Descarte a água usada no tratamento
• Esse procedimento deve ser feito porque a soja possui enzimas denominadas lipoxigenases que, quando em contato com a água fria, iniciam uma reação que produz compostos como os aldeídos, cetonas e álcoois, substâncias responsáveis pelo sabor exótico do grão. A única forma de evitar que esse processo seja desencadeado, é realizando o choque térmico dos grãos antes de iniciar o preparo da soja.
• Imediatamente após deve ser posta de molho em água gelada (deixar por 6 e 8 horas nesta água).

Como Preparar a Soja em Grãos

O “tempo de molho” serve para promover-se a hidratação dos grãos de soja, muito duros, pois isso diminuirá o tempo de cozimento, além de permitir a obtenção do leite (se for este o interesse), já que a soja estará bem mais macia.

Após as 6 ou 8 horas: Ponha mais água no recipiente em que está a soja se necessário for, para que dentro dessa nova água você vá esfregando os grãos de soja entre as mãos (friccionando-os) para que as cascas se soltem dos grãos da soja;
A água começará a ficar cheia das cascas da soja e você deverá ir despejando essa água, aos poucos, através de uma peneira ou escorredor, “coando” os grãos de soja e voltando-os para outro recipiente, jogando as cascas no lixo (as cascas, por serem mais leves, ficam acima dos grãos, na água)

OBS: Não coe direto dentro da pia, e sim num recipiente, para evitar o risco das cascas escoarem pelo encanamento e provocar entupimentos;

Tire o máximo que puder de cascas, repetindo o processo da “coagem” da soja (e jogando as cascas diretamente no lixo)

Com a soja em grãos pode-se preparar vários pratos, como "feijão de soja", "leite de soja", "maionese de soja", "tofu", "bolinho de polpa de soja" e outros pratos. Portanto quando na receita pedir soja já hidratada e retirada as cascas é aqui que você irá encontrar essa informação!

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara