Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

alt

Panela de Pressão Como Usar

Muita gente tem pavor de panela de pressão, não é verdade? Quase sempre é porque já ouviram histórias de panelas que explodiram e, sem saber como funcionam, ficam com receio de usar.

Há muitos benefícios em usar uma panela de pressão, como reduzir o tempo de cozimento e melhor retenção das vitaminas e minerais.

alt

Para entender as possibilidades de acidentes, vamos antes conhecer o modo de funcionamento das panelas de pressão. Enquanto as panelas comuns são capazes de ferver a água até no máximo 100 graus, as de pressão conseguem superar esta temperatura. Como elas são vedadas, o vapor liberado pela água após o começo da fervura não escapa e com isso a pressão dentro da panela aumenta e os alimentos acabam sendo cozidos mais rapidamente.

Veja passo a passo como utilizar corretamente a panela de pressão:

alt

Coloque o alimento a ser cozido dentro da panela de pressão, com uma pequena quantidade de água.


alt

Feche com a tampa de maneira apropriada e coloque-a no fogão (ou em qualquer fonte de calor). Como o fogão aquece, a pressão sobe, até que atinja o limite seguramente projetado e o peso ou a válvula abra (assopra um apito), liberando o valor e impedindo que a pressão suba mais. A temperatura alta faz com que o alimento cozinhe bem rápido.


alt

Remova a panela de pressão do fogo.


alt

Espere para que o vapor de dentro da panela se dissipe.


alt

Use o regulador de pressão para se assegurar que todo o vapor se dissipou.


alt

Remova a tampa cuidadosamente.


O uso correto de sua panela de pressão

Sendo um utensílio bastante utilizado na cozinha, por sua praticidade e rapidez no preparo dos alimentos, alguns cuidados nem sempre são levados em conta.

Por isso, vamos dar aqui algumas dicas para que você use sua panela de pressão de forma segura, sem risco de acidentes domésticos como, por exemplo, explosões.


Confira algumas orientações indispensáveis para o uso correto de sua panela de pressão.

É muito importante as pessoas utilizarem a panela de pressão sempre respeitando a capacidade máxima indicada pelo fabricante.

Calcule o volume de água e alimento que serão utilizados e ocupe dois terços da panela.

Para a sua segurança é fundamental checar a vedação de sua panela.

Na hora de lavar procure por frestas ou áreas amassadas na tampa. Elas podem fazer com que o vapor escape e a panela não produza pressão.

Dê uma olhada se a borracha que envolve a tampa está colocada corretamente.

Lave sempre muito bem a válvula, para evitar que ela entupa. Limpe o orifício com cuidado, desobstruindo-o de qualquer sujeira. Limpe o pino direitinho também.

Enquanto a panela estiver no fogo, observe se a válvula está funcionando normalmente.

Fique atento ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue-a e espere esfriar.

Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo. Como você já sabe, a temperatura da água não vai mais aumentar.

A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a.

Não abra a panela sem que todo o vapor tenha saído (repetindo, para você não esquecer).

Não permita a presença de crianças dentro da cozinha quando a panela estiver funcionando.

Consulte sempre seu manual de instruções. Lá você vai ter certeza das informações sobre o uso da sua panela, de acordo com o modelo dela.

Se não estiver liberando pressão, pode estar obstruída. Basta você levantar a válvula para resolver o problema. Não abra a panela assim que desligar o fogo. Espere que ela esfrie naturalmente ou coloque-a embaixo da torneira de água fria, mas sem erguer a válvula. Depois do uso, faça uma boa limpeza. A tampa e a borracha devem ser lavadas separadamente. Outra dica importante para as donas de casa! Troque a borracha a cada três meses, pois com o uso, ela vai perdendo a elasticidade e sua função principal, que é vedar a panela, assim ela fica prejudicada.

Devem tomar cuidado com as cascas dos grãos, como também condimentos, temperos e verduras. Durante o cozimento, elas podem entupir a válvula reguladora de pressão provocando o aumento de temperatura interna da panela e até uma explosão.


Preparo dos alimentos

Tudo que se coloca dentro da panela de pressão amolece. Portanto, seu uso deve ser para o preparo de alimentos mais duros. Veja alguns alimentos:

Quando cozinhar lentilhas, não cozinhe demais. Logo que você ouvir a pressão chiar, apague o fogo.

Para feijões vermelhos, grão de bico ou qualquer outro feijão seco, sempre os coloque de molho primeiro. Depois, cozinhe na pressão até o primeiro apito e deixe em fogo brando por 20 minutos.

Para ferver beterraba, lave-as e coloque-as na panela com água. Depois do primeiro apito, deixe cozinhar por 10 minutos. Descasque-as depois que estiverem cozidas. Isso impede a perda da cor.

Para ferver batatas em uma panela de pressão: lave as batatas, coloque-as na panela. Adicione água o suficiente para cobri-las pela metade. Tampe e espere até o primeiro chiado. Reduza o calor e, quando o segundo apito soprar, apague o fogo. Deixe as batatas ficarem na pressão já constituída. Quando todo o vapor tiver escapado, abra a panela de pressão. Descasque e use as batatas como desejado.

Para ferver lentilhas e legumes, especialmente aqueles que são mais difíceis de cozinhar: deixe-os de molho por 8 horas em água. Coloque-os na panela de pressão e adicione água o suficiente para cobri-los. Cozinhe até o primeiro apito. Em alguns casos, será melhor cozinhar até o segundo apito.

Cozinhe quaisquer vegetais em alguns minutos. Vegetais contêm água, então use apenas um pouco de água para cozinhá-los.

Cozinhe carne em panelas de pressão; você economizará muito tempo, especialmente para carnes mais duras (ex: carne de carneiro ou carne de boi).

Cozinhe arroz (arroz comum ou arroz vegetal) em poucos minutos. Use 1 e 1/4 xícara de água para cara 1 xícara de arroz. Desligue o fogo assim que o primeiro apito soprar.

O processo de cozimento em uma panela de pressão continua mesmo depois que você apaga o fogo (até enquanto tiver pressão dentro). Para parar o processo de cozimento, você pode ou tirar o vapor, levantando a válvula de pressão, ou simplesmente levar a panela de pressão quente para debaixo de uma torneira com água fresca corrente. Isso impedirá que os alimentos cozinhem em excesso.

Para escolher a panela de pressão ideal é preciso levar em consideração a durabilidade e a praticidade do produto.

Faça a sua escolha e boa compra!




Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara