Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

 

Como limpar seu micro-ondas sem esforço

 

images/Como limpar seu micro-ondas sem esforo.jpg

Saiba quais os devidos cuidados que devemos ter em relação à limpeza e utilização do forno micro-ondas

As vantagens e praticidades de um forno micro-ondas são indiscutíveis. Entre elas estão: aquecimento e cozimento dos alimentos com rapidez; sem que eles percam os valores nutricionais, economia de energia e facilidade na limpeza diária da cozinha; pois evita a sujeira das panelas e do fogão, entre outras vantagens.

Temos que tomar alguns cuidados com a maneira com a qual levamos alguns alimentos ao forno micro-ondas, para que toda essa praticidade não acabe em sujeira e mau cheiro.

Confira algumas dicas que podem auxiliar a sua utilização do forno micro-ondas diariamente.

Evite respingos nas paredes

Adquirir uma tampa específica para forno micro-ondas é a melhor dica para evitar espirros e vestígios de alimentos no seu aparelho. Facilmente encontrada em supermercados, essas tampas contém furos que permitem a passagem de ar, evitando assim que os alimentos fiquem com aspecto de “borrachudos”. Outra dica mais prática e rápida é a do papel toalha. Ele tem o mesmo efeito que a tampa específica, basta colocar uma folha de papel em cima da vasilha que vai dentro do forno micro-ondas e pronto.

Se você vai utilizar o aparelho doméstico para ferver líquidos, certifique-se de que a quantidade utilizada fique na marca da metade para baixo do recipiente. Assim quando chegar ao processo de fervura, você não corre o risco de ter o liquido derramado dentro do forno micro-ondas.

Tome cuidado quando você for ferver a água no micro-ondas, porque existe o risco de ocorrer um superaquecimento da água, caso ela passe do ponto de ebulição sem borbulhar. Se isso acontecer, ela pode romper subitamente, causando queimaduras graves. Para que isso não aconteça, existem algumas precauções que você deve tomar. Escolha um recipiente com um arranhão ou um pequeno buraco e coloque uma colher de pau, pauzinho ou palito de dente na água, essas medidas vão ajudar a água borbulhar com mais facilidade (veja mais aqui).

Praticidade na limpeza

O ideal para manter o micro-ondas sempre impecável é limpá-lo diariamente, porém também é necessária uma limpeza mais profunda semanalmente. Para a limpeza externa utilize uma esponja macia com algumas gotas de detergente. Em seguida passe um pano úmido. A limpeza interna pode ser feita com um pano molhado e algumas gotas de vinagre. Para completar, retire o prato rotatório, lave com uma bucha e detergente, enxágue, seque e devolva no lugar. Se por algum motivo o aparelho estiver com manchas amareladas, é aconselhado o uso de um algodão úmido com água oxigenada 20 volumes sobre elas.

Existe um jeito super simples de limpar o interior do micro-ondas sem precisar usar produtos de limpeza muito abrasivos, como aqueles desengordurantes caríssimos vendidos em supermercados – e também, sem detonar suas mãos.

Veja a seguir truques super úteis para deixar seu micro-ondas limpo sem esforço:

Encha um refratário pequeno de louça ou vidro com água, e junte uma colher (sopa) de vinagre. Coloque o recipiente com água e vinagre no micro-ondas e ajuste para a potência máxima. Coloque o tempo para 5 minutos. Quando os 5 minutos acabarem e seu micro-ondas apitar, deixe a mistura descansando dentro do aparelho por mais ou menos 3 minutos. Quando você abrir a porta do micro-ondas, verá que toda a sujeira incrustada amoleceu. Agora basta passar um papel toalha ou pano limpo seco para retirar com facilidade toda a sujeira!

Com água e limão você limpa seu micro-ondas de forma também eficiente: Material necessário

500 ml de água;
1 tigela (de vidro, de cerâmica ou de plástico especial para uso em fornos micro-ondas - não use outros tipos não recomendados, eles podem liberar dioxinas e BPA) com capacidade para 500 ml;
1 limão. 

Procedimento: 

Corte o limão em fatias. Em seguida, coloque a água e as fatias no interior da tigela. Observação importante: não tampe a mistura. O vapor da água em expansão pode fazer com que a tampa da tigela exploda. Esquente a tigela por dois minutos até que a água comece a ferver. Quando você ouvir o sinal de que está pronto, espere dois minutos antes de abrir a porta. Nesse período, o vapor vai soltar as partículas dos alimentos que estavam presas e também permitirá que o limão espalhe um aroma fresco e cítrico dentro do seu micro-ondas. Agora, com cuidado, retire a tigela com água e limão e limpe o interior utilizando um pano quente e úmido. Em seguida, limpe os restos de comida que já estarão amolecidos e serão facilmente removidos.

Outro jeito eficiente de se livrar da sujeira sem esforço é cortar um limão ao meio e colocar as metades viradas para baixo em um prato de sobremesa com uma colher (sopa) de água. Ligue o micro-ondas na potência máxima por 1 minuto, e depois, passe um pano seco limpo ou papel toalha nas sujeiras, que já estarão amolecidas e fáceis de retirar.

Como tirar maus odores

Alguns alimentos específicos soltam um cheiro forte quando aquecidos, mas não há com o que se preocupar. Temos algumas técnicas infalíveis para retirar os odores dos alimentos aquecidos anteriormente deixando o forno micro-ondas pronto para novo uso.

Para remover cheiro de comida do micro-ondas, coloque no aparelho uma vasilha pequena e dentro, um copo de água com gotas de limão, deixe na potência máxima por quatro minutos e depois passe um pano seco para retirar o vapor deixado.

Para que o mau cheiro seja totalmente retirado, é necessário o uso de alguns ingredientes específicos. A pipoca de micro-ondas, por exemplo, deixa um cheiro muito forte, mas que pode ser retirada com uma folha de louro em um copo com água aquecida por três minutos em potência máxima.

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara