Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

 

 

Economize Água

 

alt

Entre 25 e 40% de toda a água captada no Brasil é desperdiçada. Mas antes de começar a xingar a companhia de água de sua cidade, pare e pense na quantidade de água que você joga fora na sua casa. Você lembra daquela torneira que não fecha direito no banheiro? Ela desperdiça mais de 40 litros de água por dia, ou seja, mais de 1.200 litros por mês. Na hora de lavar a louça, divida o trabalho em dois turnos. Primeiro molhe bem toda a louça. Depois feche a torneira e ensaboe tudo. Só então abra-a e enxágue. Se é a sua empregada quem faz esse serviço, converse com ela e peça para que adote essa técnica simples mas eficiente. E se você mora em casa, regule o número de vezes em que a calçada é lavada.

Em casa quando falta água nas torneiras, dá vontade de trancar as portas, sair e deixar tudo para trás. Quem já passou por isso sabe o quanto a situação é irritante.

Portanto a palavra de ordem aqui é poupar. Aqui vão algumas dicas:

No verão, regue o jardim com esguicho quando o sol está fraco, pela manhã ou à noite. Isso evita a evaporação. No inverno, deve-se regar dia sim, dia não, pela manhã para aquelas plantas que não estão em contato direto com a chuva. Nos vasos use regador. Com esses cuidados, pode-se economizar 96 litros de água por dia.

Um banho de 15 minutos com o chuveiro elétrico, ligado gasta 144 litros de água. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, o consumo cai para 48 litros.

Escovar os dentes com a torneira aberta por cinco minutos gasta 12 litros (num casal). Molhar a escova, fechar a torneira e enxaguar a boca , usano um copo, economiza 11,5 litros.

Os modelos mais antigos de bacias sanitárias chegavam a gastar até 15 litros de água por descarga. Hoje em dia a média é de 9 litros de água por acionamento, o mesmo volume daqueles baldes grandes que usamos para limpar a casa… bastante, não? Existem modelos de vasos sanitários ainda mais econômicos em relação ao consumo de água, como os vasos sanitários de descarga dupla (3 litros para dejetos líquidos e 6 litros para dejetos sólidos). Veja se não vale a pena trocar seu vaso antigo por esses mais modernos.

Se a conta de água subiu de repente, pode ser sinal de vazamento. Chame logo um encanador e faça uma revisão geral. Além de ajudar o planeta, você vai sentir a diferença no bolso.

Lavar louça durante 15 minutos com a torneira meio aberta, consome 243 litros de água (em apartamentos que tem a vazão maior). Esse volume pode ser reduzido a 20 litros, se você limpar os restos dos pratos com uma boa escova, encher a cuba de água e ensaboar as peças com a torneira fechada.

Espere acumular louça e roupa, antes de acionar as máquinas de lavar. Sempre que possível use lavagem curta. Uma lava-louças para 44 utensílios e 40 talhares gasta 40 litros a cada funcionamento. A lavadora para 10kg de roupa utiliza 76 litros.

Se você lava o carro com a mangueira semiaberta , pode gastar 500 litros de água em 30 minutos. usar um balde de 10 litros para molhar e ensaboar, e outros três para enxaguar, reduz o consumo a 40 litros.

Varra e recolha a sujeira de calçadas e quintais antes de jogar água. Finalize com a mangueira semiaberta ou um balde.

Seguindo essas dicas além de colaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água e seu consumo consciente, podem gerar uma boa economia na conta de água no final do mês.

 

 

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara