Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

alt

Como Preparar Massa Folhada

Um dos pilares da panificação e da confeitaria mundial!

A massa folhada é uma massa é uma massa leve, não fermentada, feita em várias camadas com copiosa adição de gorduras (normalmente manteiga, margarina ou gordura vegetal), usado em doces e salgados. O resultado final desse processo de dobras, conhecido como folhagem, é uma massa com 729 camadas de detrempe e 729 camadas de gordura.

Fazer massa folhada em casa assusta muita gente, mas na verdade não é difícil. Só não pode ter pressa, pois o processo necessita de vários "descansos" na geladeira. O tempo com a mão na massa, propriamente dito, não é grande. E o resultado... uma massa amanteigada, que derrete na boca, muito saborosa e versátil, já que aceita aplicações tanto doces quanto salgadas.

 

Veja Passo a Passo como fazer massa folhada

 

alt

Numa tigela grande, peneire juntos a farinha, o sal e o açúcar. Junte os primeiros 100g de manteiga em pedacinhos e misture com as pontas dos dedos, sem trabalhar demais, até ficar com aspecto de uma farofa grossa, com alguns pedaços maiorezinhos de manteiga (tamanho de ervilhas). Faça um buraco no centro da mistura de farinha.

 

alt

Junte a água gelada e o vinagre e vá misturando lentamente, incorporando a farinha aos poucos com uma colher de pau, depois com as mãos até formar uma massa macia, mas que não grude nas mãos. Se ficar muito seca, acrescente água gelada, uma colher de sopa por vez, até dar o ponto. Não é necessário sovar ou amassar demais.

 

alt

Embrulhe em plástico e leve para gelar por pelo menos 30 minutos (enquanto isso, prepare a manteiga, como nas fotos abaixo).

 

alt

Desembrulhe e faça dois cortes na massa, em forma de X.

 

alt

Corte a barra de manteiga ao meio, em duas barras mais finas, como na foto. Posicione a manteiga numa superfície polvilhada com farinha de trigo, e, com o rolo de abrir massa, vá amassando a manteiga até ficar com 0,5cm de espessura. Dobre ao meio e repita esse processo por mais duas ou três vezes, até a manteiga ficar maleável. Embrulhe em plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

 

alt

Abra a massa que ficou repousando na geladeira de forma que o centro dela fique mais “gordinho”, e quatro abas se formem.

 

alt

Posicione a manteiga gelada no centro da massa e embrulhe a manteiga completamente. Aperte bem para vedar.

 

alt

Abra a massa com o rolo em retângulo, não precisa ser muito fina, um dedo de espessura está bom.

 

alt

Dobre a massa como uma “carta” e vire a parte mais estreita novamente pra você.

 

alt

Abra novamente com o rolo e repita a dobra em forma de carta.

 

alt

Marque dois buraquinhos na massa com seu dedo para contar as dobras (até aqui foram duas, faltam quatro). Embrulhe e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

 

Você vai ter que repetir esse processo mais duas vezes, com descanso na geladeira de 1 hora, ou seja, tem que dobrar e abrir a massa 6 vezes no total. Se a massa começar a ficar molenga, ou a manteiga derreter e começar a vazar pela massa, coloque na geladeira por 20 minutos e continue. Muita calma nessa hora.

Recapitulando: depois da uma hora de geladeira, abra a massa e dobre em “carta”, e repita. Marque quatro buraquinhos na massa e volte à geladeira por mais uma hora. E, tudo de novo: depois do repouso na geladeira, abra e dobre em carta, e repita pela última vez.

Embrulhe e leve à geladeira por duas horas. Para usar, abra na espessura desejada, corte as bordas e despreze. Empregue como desejado.

 

fonte: http://thecookieshop.wordpress.com/

 

 

 

Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara