Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

alt

Organizando a Geladeira

Quando se trata de alimentação, todo cuidado é pouco para manter a saúde. É necessário atenção com os alimentos, da hora da compra até o consumo, sem se esquecer do armazenamento. Para isso, não basta colocar tudo dentro da geladeira e achar que o alimento será bem conservado.

Cada região da geladeira tem uma temperatura diferente, por isso, cada alimento deverá ser analisado antes de ser guardado. Deixe os alimentos que precisam de mais refrigeração sempre nas prateleiras superiores. Frutas e verduras devem ficar nas gavetas, já lavadas e armazenadas em saquinhos.

Também é importante observar a capacidade de armazenamento da sua geladeira, que dependerá das necessidades e do tamanho da sua família. Se você tem família grande e costuma fazer comida em casa, pode optar seguramente por uma geladeira entre 350 e 450 litros. Já no caso de famílias pequenas e casais sem filhos, o ideal é escolher uma geladeira de 300 litros. Isso ajuda você a economizar espaço e energia.

Prefira modelos de geladeira que oferecem acessórios removíveis, como prateleiras, gavetas e porta-ovos. Isso facilita não só a organização dos alimentos, como também a manutenção e limpeza dos mesmos. Ou seja, para manter a geladeira limpa, você poderá remover todos os compartimentos e higienizar até os cantinhos mais difíceis sem o menor problema.


alt


Arrumando a geladeira:


1. Carnes: se forem consumidas logo, devem ser armazenadas na prateleira de cima. Se não, coloque-as no freezer, bem embaladas. Agora, quando for prepará-los, devem ser descongelados dentro da geladeira (tire as embalagens do congelador e coloque-as na parte de baixo), nunca em temperatura ambiente, em cima da pia, por exemplo. Infelizmente, a salmonela (bactéria principal causadora de intoxicação alimentar) resiste ao congelamento e, no descongelamento fora da geladeira, ela pode encontrar o ambiente ideal para começar a deteriorar o produto.


2. Ovos: também devem ficar na prateleira de cima. Os novos modelos de geladeira não têm mais a prateleira de ovos na porta, pois eles podem rachar e sofrer mudanças de temperatura, contraindo bactérias. Limpe-os só com pano úmido ou papel toalha. Lavá-los deixa a casca mais porosa e suscetível à entrada de microrganismos. Guarde-os com a ponta para baixo, pois o lado maior é mais poroso e quebradiço.


3. Sobras de Comida: devem ser bem fechadas em potes de vidro ou plástico e armazenadas na prateleira intermediária. Antes de guardar o alimento, lave o plástico com água e detergente. Depois, dê mais um banho no plástico com água quente, para eliminar os microrganismos e conservar a comida por mais tempo.


4. Frios: sempre bem embalados, os queijos e outros frios devem ficar na gaveta própria ou se a sua geladeira tiver a gaveta embaixo do congelador, lá é o lugar deles.


5. Frutas: devem ser lavadas e conservadas em sacos plásticos para não ressecarem nas prateleiras de baixo.


6. Verduras e Legumes: também devem ser embalados em sacos plásticos, mas não precisam ser lavados. Coloque-os nas gavetas inferiores.


7. Na Porta: leite, sucos e outras bebidas que já foram abertas, molhos, conservas e potes de geléia devem ser colocados na porta. Feche bem as embalagens para que, ao abrir ou fechar a geladeira, os líquidos não caiam. A lata de cerveja ou refrigerante deve ser limpa com água e detergente, antes de entrar na geladeira. Regra que serve para as embalagens de leite, tanto o longa vida (caixinha) quanto os vendidos em saquinhos. Este é um cuidado que deve ser levado a sério, inclusive, com as latas que não precisam de refrigeração, como leite condensado, massa de tomate, maionese, creme de leite. É preciso ficar atento à validade do produto e saber que depois de aberto essa validade vai depender do seu estado de conservação. Por isso, quando for guardar sobras, passe o alimento para um recipiente plástico bem limpo e fechado.


8. No freezer: é ideal para armazenar uma grande quantidade de alimentos ou produtos que precisam de uma temperatura mais baixa, como sorvete, empanados e hambúrgueres.


Cuidados Gerais


Arrume os alimentos de forma espaçada para que o ar circule entre eles;

Os produtos enlatados devem ser retirados da lata, que pode oxidar, e armazená-los em recipientes plásticos ou de vidro, com tampa;

Não coloque toalhinhas de plástico nas prateleiras e nem excesso de produtos para não afetar a qualidade da refrigeração;

Lembre que as panelas foram feitas para fazer comida, não para guardá-la. Utilize recipientes bem tampados para isso. Alimentos, quando guardados ainda quentes, correm o risco de estragar mais rapidamente, além de forçar o refrigerador;

Dê preferência às vasilhas quadradas, retangulares, menos as redondas, pela facilidade de acomodar e ganhar espaço na geladeira.




Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara