Entrar

Receitas Culinárias Simples e Deliciosas

BannerJoomla

Pesquisa personalizada

Fique atualizado recebendo nossas receitas por E-Mail.


Nunca enviaremos E-Mail indesejado para você.

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 
Compartilhar

alt

Brioches

É um pão de origem francesa, feito com alto teor de manteiga e ovo. É "leve e ligeiramente inchado, mais ou menos bem, de acordo com a proporção de manteiga e de ovos".1 Ele tem uma crosta dourada escura, e escamosa, muitas vezes, acentuada por uma lavagem do ovo aplicado após a correção.

Ingredientes:


1 kg de farinha de trigo sem fermento

150g de açúcar

10g de sal

50g de fermento biológico

5 ovos

250g de manteiga ou margarina

150 ml de leite


Preparo:


Peneire a farinha de trigo na bancada de trabalho. Faça uma cova ampla no meio e, de um lado coloque o sal e o açúcar e de outro o fermento. Por fim os ovos. Comece a misturar os ingredientes utilizando a farinha das bordas.

Ligue todos os ingredientes. Ajuste a textura da massa acrescentando o leite aos poucos. Sove bem a massa até ficar ligeiramente elástica. Abra-a com os dedos e espalhe os pedaços de manteiga.

Volte a sovar até a massa absorva toda a farinha. Faça uma bola com a massa, coloque em recipiente de plástico enfarinhado, polvilhe um pouco de farinha na massa e cubra com o filme plástico. Leve para fermentar até dobrar de tamanho.

Volte a massa para a bancada de trabalho e achate-a para liberar os gases da fermentação. Dobre a massa ao meio e pressione-a com as mãos para retirar o restante dos gases. Volte a massa para a geladeira por pelo menos 1 hora.

Modele ainda gelada e deixe fermentar até dobrar de volume. Pincele com ovo batido e leve pra assar em forno pré-aquecido a 180ºC.


Compartilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Itens artigos relacionados

  Siga-nos:


                   


Receitas Culinárias do Blog da Patrícia Alcântara

Copyright © 2013. All Rights Reserved. Desenvolvido por Anísio Alcântara